Morreu Peter Higgs, o pai da “Partícula de Deus”

PorExpresso das Ilhas,15 abr 2024 8:48

O Nobel da Física Peter Higgs, que propôs a existência do Bosão de Higgs, a partícula fundamental da física que leva o seu nome, morreu esta segunda-feira, aos 94 anos, informou esta terça-feira a Universidade de Edimburgo.

Em 1964, Peter Higgs previu a existência de uma nova partícula – o chamado Bosão de Higgs – mas levaria quase 50 anos, escreve o site zap.aeiou.pt, até que a existência da partícula pudesse ser confirmada no Grande Colisor de Hadrões, que funciona no laboratório europeu de física de partículas, CERN.

A teoria de Higgs relacionava-se com a forma como as partículas subatómicas obtêm a sua massa, e é uma parte central do chamado Modelo Padrão, que descreve a física de como o universo é feito.

O Bosão de Higgs, que entretanto ganhou o apelido de “Partícula de Deus“, era a peça-chave que faltava encaixar no model.

“Higgs era uma pessoa notável“, notou o vice-chanceler da Universidade de Edimburgo, Peter Mathieson. “Um cientista verdadeiramente talentoso cuja visão e imaginação enriqueceram nosso conhecimento do mundo que nos rodeia”.

“O seu trabalho pioneiro motivou milhares de cientistas e o seu legado continuará a inspirar muitos mais nas gerações vindouras”, acrescentou Mathieson.

Após uma série de experiências, que ganharam ímpeto a partir de 2008, a sua teoria foi comprovada por físicos que trabalhavam no Grande Colisor de Hadrões do CERN, na Suíça, em 2012.

O Prémio Nobel foi partilhado com François Englert, um físico teórico belga cujo trabalho em 1964 também contribuiu diretamente para a descoberta, recorda o The Guardian.

Membro da Royal Society , Higgs passou a maior parte da sua vida profissional na Universidade de Edimburgo, que criou o Centro Higgs de Física Teórica em sua honra em 2012.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1167 de 10 de Abril de 2024. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,15 abr 2024 8:48

Editado porSheilla Ribeiro  em  15 abr 2024 8:48

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.