​Tarrafal de Santiago acolhe acto central do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades

PorDulcina Mendes,16 out 2026 9:21

O município de Tarrafal de Santiago acolhe o acto central do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, que se celebra no dia 18 de Outubro, sob o lema “Cultura, Memória e Comunidades; Construindo Pontes para o Futuro”. O acto central do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, acontece no domingo, 18.

A data é celebrada anualmente em todo território nacional e na diáspora. O acto central decorrerá no município de Tarrafal, a partir das 14h30, na Praça Central, com actuaçao dos alunos da escola de BA Cultura, dos alunos da Cesária Évora Academia de Artes e concerto de piano com o jovem de Tarrafal Danielson.

De seguida haverá intervenções do delegado escolar de Tarrafal, do presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, José dos Reis, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Comunidades e Defesa Nacional Manuel Augusto Lima Amante da Rosa e do Ministro da Cultura, Indústrias Criativas, Juventude e Desporto, António Augusto Sequeira Duarte.

Depois haverá homenagem às personalidades e agentes culturais do Tarrafal.

Segundo uma nota do Ministério da Cultura, Indústrias Criativas, Juventude e Desporto, a comemoração encontra-se descentralizada decorrendo em várias ilhas do país, nomeadamente na ilha da Boa Vista, que recebe entre 15 e 16 de Outubro, o programa “Paz como se faz” pela primeira vez e a conferência intitulada “O lugar da Boa Vista no Processo da Extinção da escravidão: A comissão Luso-britânica para a abolição do tráfico negreiro de escravos (1842-1851)”.

O programa BA-Cultura tem uma programação desenvolvida em todas as suas escolas celebrando o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades.

A programação geral, ainda conta com actividades que decorrem ao longo do mês de Outubro promovidas por promotores individuais e associativos.

Na quinta-feira, 15, a ilha de São Vicente recebeu a abertura da exposição de Marcelo Lopes, na Galeria Zero Point Art, na Praia, seguindo-se, esta sexta-feira, 16, um concerto com Luís Firmino, no Centro Cultural do Mindelo.

Ainda esta sexta-feira, em São Miguel, na localidade da Calheta, decorre, a conclusão do workshop sobre “Gestão de Documentos de Arquivo: Conservação Preventiva e Digitalização”.

Em São Vicente, o Centro Cultural do Mindelo e o Centro Nacional de Artesanato e Design recebem o último dia de visitas escolares.

O Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde promove igualmente uma mesa-redonda subordinada ao tema “A língua cabo-verdiana na diáspora: experiências e vivências”.

No sábado, 17, a programação prossegue no Tarrafal de Santiago, na Escola Secundária de Chão Bom, com a socialização de documentos sobre a escravatura. No mesmo dia, na Boa Vista haverá continuidade do projecto “Paz como se Faz”.

No mesmo dia, em São Vicente, a Praça Central acolhe uma feira de artesanato, enquanto o Centro Nacional de Artesanato e Design recebe um concerto musical com vários artistas.

Já no dia 18 de Outubro, a programação contempla, em Lourenço dos Órgãos, a iniciativa “Valorizar os fazedores e construir o futuro”, prevista para às 9h00. Na Praia, o mercado de Sucupira acolhe, às 10h00, uma acção de Assalto Cultural, enquanto, às 16h00, a Praça Central do Tarrafal recebe uma feira de artesanato.

No Museu Etnográfico da Praia, às 10h00, terá lugar a abertura da exposição “Panu de Téra: Tecer Memórias e Renovar a Tradição”. No dia 20, no Tarrafal de Santiago, a Praça Central acolhe, às 10h00, uma mostra de publicações do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV).

O mesmo espaço recebe, das 16h00 às 20h00, a reposição da exposição “A Cultura das Ilhas nos Selos Postais de Cabo Verde” (1983–2007). 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,16 out 2026 9:21

Editado porAndre Amaral  em  16 out 2026 16:53

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.